A maçã iridescente ou O brilho secreto de tudo

A maçã iridescente ou o brilho secreto de tudo

Faz muito tempo que  venho sentindo a necessidade de escrever. O que eu não sentia mesmo, era a convicção de que a minha voz poderia ser relevante num tema que não é nada novo e sobre o qual muitas pessoas, principalmente sábios, santos e/ou poetas, já falaram e escreveram, com grande eloquência, nos mais diversos contextos e épocas.

Além disso, os temas sobre os que eu gostaria de escrever são complicados de serem expressados com palavras. Nas poucas vezes em que já tentei discutir esses assuntos com pessoas chegadas, me sentí sempre como uma criança pequena, se atrapalhando toda com suas primeiras palavras. Nesse sentido, os meus esforços sempre têm me parecido fúteis.

Porém, apesar destes dois possíveis obstáculos,  tive a grande sorte de achar, onde eu menos esperava, a guia e a confiança de que tanto precisava. Acredito que mesmo levando em conta os alcances às vezes limitados dos nossos sistemas linguísticos, vale a pena sim, a gente se esforçar para encontrar as palavras mais exatas.

O tema principal deste blog é a dimensão mais profunda da vida e do nosso ser, que quase não surge nas conversas quotidianas, mesmo que na verdade ela possa  dar à vida um sentido mais profundo, assim como nos trazer paz e alegria duradouras. Me refiro a aquilo que, segundo o Pequeno Príncipe, é invisível para olhos, sem por isso ser menos real ou "essencial", nas palavras dele. Talvez tenham nos dito que só é possível alcançar essa dimensão depois de muito esforço e sacrifício. Mas a verdade é que, como disse Alfred Tennyson, ela está mais próxima de nós do que a nossa própria respiração, pois ela é a nossa essência. E é por isso mesmo que eu acho tão importante a gente  falar destas coisas com muita maior frequência.

Eu gostaria de explicar um pouco como foi que escolhi os nomes desse blog. Pensei numa maçã porque, como sabemos, se trata de uma fruta que é associada com professores e contextos de aprendizagem. Apesar de ser formada em psicologia, faz mais de vinte anos que sou professora. Eu dou aulas de línguas e, de vez em quando, também de cozinha. Mesmo que isso nem sempre tenha estado claro pra mim, ensinar é a minha verdadeira vocação. No entanto,  também me identifico fortemente com a figura do estudante ou aprendiz. Na minha vida,  tive a sorte de ter tido muitos professores excelentes, desde que era pequena até hoje. Mesmo que eu não frequente mais salas de aula, eu continuo aprendendo e estudando nos contextos mais variados e sobre muitos assuntos. Um desses temas é justamente essa realidade, que mesmo sendo sutil, abrage tudo. Já tive muitos professores ao longo desses anos; a grande maioria deles eu não conheço pessoalmente, só a través dos seus livros. Cada um deles, no seu estilo particular, me ajudou a voltar àquele "lugar" de onde, na verdade, eu  nunca saí. E mesmo sabendo que ainda continuarei lendo e consultando suas obras,  tem uma hora em que a gente entende que, como disse Jiddu Krishnamurti,  a vida mesma é o melhor professor.

O termo iridescente, assim como o segundo nome do blog "O brilho secreto de tudo" me vieram à mente porque, nos momentos em que me sinto ancorada firmemente na essência do ser, eu percebo de alguma maneira que tudo quanto existe nesse mundo está banhado de um brilho iridescente. E não se trata aqui de uma figura estilística, mas de fato de algo misteriosamente real.

Depois de pensar muito,  cheguei à conclusão de que o possível valor daquilo que eu quero escrever se baseia no fato de que será o relato honesto de uma busca. Penso que esse tipo de busca, talvez hoje mais do que nunca, tem o poder de determinar o destino, não só de vidas individuais, mais também do nosso planeta como um todo.

Para mim, este blog representa a possibilidade de andar junto de quem quiser ficar por aqui, assim como acompanhar a mim mesma, no processo de escrever um livro no qual planejo justamente  descrever essa busca que mencionei acima. Tomara que várias pessoas estejam por perto quando ele ficar pronto.

Me encontre na Instagram: manzana_iridiscente12



Créditos
Foto maçã iridescente: Jony Ariadi em Unsplash
Foto flor brilhante: Sam Operchuk em Unsplash



Comentarios

Entradas populares