Mirante



Mirante



Depois de bastante tempo sem postar nada, estou retomando este meu blog em português. Tudo começou em outubro do ano passado, quando fiz um curso online sobre escritura. Fazia muito tempo que queria, e precisava, me expressar por meio da escrita, mas tinha sido difícil encontrar o foco e a confiança necessários a esse fim. O curso me deu as ferramentas e a mudança de atitude que estavam me faltando.

Esses últimos meses têm sido realmente maravilhosos; eles têm sido um tempo de reflexão, de mudanças e de autodescobrimento. Eu tenho escrito bastante no meu blog em espanhol e também na versão dele em inglês. Comecei com a ideia de escrever textos em espanhol, mesmos que eu traduziria para o inglês e o português.

No entanto, foram dois os problemas que me impediram de continuar por esse caminho. O primeiro tem a ver com a tendência que tenho de escrever textos, ou entradas, compridos demais. Isso dificultava a tradução, processo do qual eu já não gosto muito.

Foi então que decidi escrever textos diferentes para cada um dos meus blogs. Como o meu trabalho e o tempo que passo com meu filho deixam na minha agenda poucos momentos para escrever, tive que tomar a decisão de deixar de lado o meu blog em português, situação essa, com a qual eu não estava lá muito satisfeita.

Até que um dia tive a ideia de usar esse blog para postar textos mais simples, curtos e espontâneos, como se fossem entradas de um diário, coisa com a qual tenho bastante experiência (dos dezesseis aos vinte e sete anos mais ou menos, preenchi quase trinta cadernos, com pensamentos, sensações, projetos, dúvidas e experiências).

Pois bem, com esse intuito, pensei que seria uma boa ideia deletar as entradas prévias a esta e só deixar a primeira, na qual eu explico a visão que tenho desse projeto chamado “a maçã iridescente”.

Queria também acrescentar algumas coisinhas a essa apresentação inicial. Eu tenho descoberto, ao longo dos anos, que escrever é realmente uma atividade maravilhosa. De fato, a função dela não se limita a relatar eventos e reações aos mesmos. A minha experiência é a de que, a través da escritura, é possível criar um mundo novo de significados e de pontos de vista desde os quais se podem entender, e em certo modo, reviver ou reprocessar as impressões e marcas que as nossas interações com o mundo deixam em nós. No ato de escrever, eu tenho encontrado paz e alegria, assim como um horizonte aberto de possibilidades.

Todos os dias, o processo de escrever, que abrange muitas coisas além do simples fato de colocar palavras numa folha ou numa tela em branco, me ajuda a perceber de maneira muito mais nítida e palpável, essa característica mágica do mundo e da existência em si, que nesse blog eu chamo de “o brilho secreto de tudo”.

Me parece que, em maior ou menor grau, todos somos condicionados para pensar que a nossa felicidade depende do tipo de experiências que a vida nos oferece. Desde este ponto vista, todos somos encorajados a desejar e a buscar ter o maior número possível de vivencias “positivas”, tentando ao mesmo tempo, eliminar ou limitar a um mínimo, os eventos “negativos”. Esta maneira de encarar a vida, nos empurra a tentar obter todo tipo de sucesso e de conquistas.

Desde a visão do “brilho escondido de tudo” porém, a qualidade da nossa experiência não tem a ver com o tipo de vivencias que temos. Desde esse ponto de referência, a linha entre “positivo” e “negativo” vai ficando cada vez mais difusa, até quase desaparecer, pois na realidade, tudo nessa existência vira profundamente mágico e significativo.

Acredito que nisto se baseie a maior generosidade da vida; qualquer percurso, por mais acidentado que ele possa nos parecer, tem em sua essência, todos os elementos necessários para que nele encontremos serenidade, plenitude e significado profundo.

Para conseguirmos enxergar essa característica inerente à vida, temos apenas que mudar o foco do nosso olhar. No entanto, isto, mesmo sendo algo simples, pode não ser fácil de se conseguir.

Com frequência mesmo já conhecendo o caminho a esse mirante maravilhoso, é comum esquecermos que temos a opção de contemplar a vida desde esse lugar, correndo assim o risco de nos embrenhar numa existência insatisfatória e superficial.

Nesse sentido, as entradas desse blog pretendem ser um lembrete para quem quiser lê-las, assim como para mim, de que é possível viver tudo que a vida nos  apresenta, seja bom ou ruim, desde um patamar de profunda serenidade e de união com tudo aquilo que nos cerca.

Vários blogs que leio me ajudam a não cair tao facilmente em atitudes e formas de pensar que me afastam dessa visão mais verdadeira da vida, e  eu ficaria muito feliz se esse meu blog pudesse cumprir  essa mesma função na vida de outras pessoas.

E aí, quer compartilhar a vista comigo? Aonde você vê o brilho secreto de tudo?



Me encontre no Instagram: manzana_iridisicente12
ou me escreva a : theiridescentapple@yahoo.com

Você gosta de ler em inglês ou em espanhol? Talvez você goste dos meus blogs:

manzanairidiscente.blogspot.com
theiridescentapple.blogspot.com



Comentarios

Entradas populares